QUER TRABALHAR COM INSTALAÇÃO DE BOX DE VIDRO?


Comece conhecendo as normas técnicas, ferramentas necessárias e quais são as oportunidades de atuação

07/12/2017

Qual é a norma técnica de box e o que ela diz

 

A norma técnica brasileira voltada para boxes de banheiro é a NBR 14207, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De acordo com a norma, o box dever ser instalado com vidro de segurança, laminado ou temperado com película de segurança, por profissionais qualificados e que tenham recebido treinamento.  

 

O instalador deve ter experiência em conhecimentos básicos do vidro, saber utilizar corretamente aparelhos de medição, angulação e ferramentas. Confira mais algumas dicas:

 

-Coloque proteção nas bordas do vidro para que evitar que o material entre em contato com outro vidro, metais e a própria alvenaria. A norma recomenda utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não absorvam água e muito menos possam vir a apodrecer.

 

-O vidro deve ter a marca do fabricante e orientação da empresa responsável pela instalação do box. Crie um adesivo com uma boa aparência e durabilidade, e cole de maneira bem discreta para não poluir o visual do box.

 

-Caso o chuveiro fique do lado contrário à porta ou transpasse, o mínimo exigido será de 50mm. Se por algum motivo o transpasse tenha que ser menor que 50mm, utilizar um perfil de vedação.

 

-A norma técnica do box também exige que os fabricantes façam testes de seus produtos em laboratório credenciado ao Inmetro. São feitos testes do box montado e também dos componentes e ferragens utilizadas no mesmo. Portanto, exija produtos apenas normatizados.

 

-Em caso de instalação de box de abrir (open), a porta deve abrir somente para o lado interno do box. Essa porta deve ser de fácil remoção e seu cliente orientado sobre como remover esse vidro de forma correta e segura caso ocorra algum acidente.

 

-Para vedação, utilize somente silicone de cura neutra e vede os perfis na alvenaria. Faça drenos do lado interno do perfil guia inferior para melhor escoamento d’água.

 

Aprenda como instalar box no curso de vidro temperado da Vidro Impresso Cursos.

 

Como adquirir as normas técnicas?  Se você possui uma micro ou pequena empresa, poderá ter as normas por um terço do valor, devido ao convênio entre a ABNT e o Sebrae. Saiba mais em: www.abntcatalogo.com.br/sebrae

 

Ferramentas necessárias e investimento

 

O investimento é relativamente baixo se comparado com outras profissões. É importante lembrar que é um investimento, não um gasto. É preciso investir seu dinheiro em ferramentas de qualidade, materiais de ponta, para realizar um trabalho de excelência. Quando adquirimos boas ferramentas descobrimos que nosso trabalho fica mais fácil de executar, preciso e de fino acabamento. Confira a lista que o especialista Ricardo Camara preparou:

 

 

 

 

 

Manutenção de box é importante para a segurança e uma oportunidade de ganhar dinheiro

 

É comum os boxes, às vezes, apresentaram problemas devido ao desgaste dos acessórios e ao tempo de uso. Por isso é recomendado que a manutenção seja feita uma vez a cada 12 meses, mantendo-o seguro. Inclusive, é exigência da norma que sejam feitas as manutenções preventivas.

 

Além da revisão preventiva ser uma forma de criar laços com antigos clientes e manter a credibilidade do seu trabalho, pode ser também uma nova oportunidade de negócio. Torna-se muito importante, então, lembrar o seu cliente e já deixar a data agendada para a futura revisão. Tente também entrar em contato com antigos clientes.

 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao lucro com a manutenção de Box. “Será que realmente vou conseguir fazer dinheiro nesse ramo?”, “Por que não vemos tantos vidraceiros fazendo esse tipo de serviço?” Se você estava procurando uma boa opção de trabalho, com baixa concorrência em quase todos os lugares, você está no caminho certo.  

 

Na manutenção, uns dos serviços mais comuns são: substituição das roldanas, trocas de guia inferior, batente inferior e superior, batente de borracha, puxador, substituição do silicone neutro, limpeza geral e dos drenos, regulagem dos vidros, entre outros.

 

Outra dica é oferecer a película de segurança, pois agrega um custo extra baixo e evita ferimentos em casos  de acidentes já que a película retém os cacos de vidros por pelo menos duas horas, possibilitando uma saída segura do local. E acima de tudo a manutenção preventiva evita acidentes, prolonga a vida útil do produto e  deixa nossos clientes mais confiantes e satisfeitos. 

 

Veja um exemplo: Para a manutenção de um box modelo F1, o vidraceiro gasta aproximadamente R$25,00 de material e o valor cobrado pela manutenção está a partir de R$ 120,00

 

 

(11) 3856-0800

(11) 95022-6469

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos cursos para vidraceiros, datas, valores de investimento e conteúdo programático de cada módulo.

Siga-nos!