O que você precisa saber para fazer um envidraçamento de sacada


Para garantir uma instalação de qualidade é preciso ser minucioso na medição e definição de folgas e seguir as recomendações dos fabricantes e normas técnicas para a fixação e vedação do sistema

10/12/2018

O serviço de fechamento de ambientes e sacadas, especialmente de apartamentos, é altamente demandado e uma ótima oportunidade de rendimento para vidraceiros. Para um serviço bem feito, que garanta a qualidade e segurança do sistema, é importante seguir as recomendações mínimas das normas técnicas e dos fabricantes dos produtos para envidraçamento de sacada aplicados. Se você pretende atuar neste tipo de instalação, precisa estar preparado e seguir algumas recomendações sobre os cortes, furos, folgas, fixação e vedação que listamos a seguir.

1-Para o envidraçamento de sacada são indicados vidro temperado com espessura mínima de 8mm e máxima de 10mm. A Norma que orienta este tipo de instalação é a  ABNT NBR 16.259 - Envidraçamento de Sacadas. Os vidros precisam ter lapidação reta para facilitar a colagem da escova adesiva.

2-Antes de tudo faça uma medição muito precisa - confira as ferramentas necessárias para a medição, e no orçamento considere todos os seus gastos e a margem de lucro desejada para não haver prejuízo e ter a ilusão de que o serviço foi rentável. Por exemplo, para uma sacada reta de altura 1.650x6.000mm de largura, ou seja, de 9,9m2, será necessário: vidro temperado incolor de 8mm, multiplicado pela área de cerca de 10m2; um kit sacada de 6 metros, dois tubos de silicone Pesilox (cada tubo faz 3 metros de sacada), três tubos de silicone neutro para vedação da sacada. Não se esqueça de somar a esses valores uma estimativa do custo com transporte para a compra dos produtos, para os deslocamento ao cliente, seja para entrega de orçamento, medição ou a instalação propriamente, gastos com alimentação e funcionários, para que tenha de fato o lucro estimado. Jamais baixe a qualidade do material e compromete a segurança sua e dos usuários para poder cobrar mais barato. Um serviço bem feito será que reconhecido e renderá indicações de novos clientes.

3-Faça os cálculos de folgas precisamente para a estrutura ficar firme e segura. Após definir a largura do vão esquadrejado com o máximo de precisão, divida o valor da largura por 500mm para definir a quantidade de folhas. As folgas da largura sempre serão: 10mm entre vidro e vidro (VV); 2mm entre vidro e vidro na esquina (VVE). Essa folga é utilizada somente no grau. Exemplo para uma sacada de 2 metros (2.000mm): 10 + 4 + 4 + 4 +10 = 32mm. 2.000 - 32 = 1.968mm. Dividindo por 4 vidros: 1.968/4 = 492mm. Esta é a medida de cada uma das quatro partes de vidro. Já a folga de altura pode variar de acordo com cada fabricante do sistema, portanto, siga as orientações. Um exemplo padrão é a folga de 160mm

 

4-Na hora do corte e colagem do perfil do leito, faça em médio 4 furos de 5mm a base inferior do leito, pois estes furos irão tirar a pressão do silicone quando colado, acelerando a secagem. Aplique silicone Pesilox somente nas laterais dos perfis leito e em seguida borrife água para acelerar a secagem. Inicie a colagem sempre pelo vidro de maior altura e pressione para sair todo o ar.

5-Para economizar espaço na sua empresa, os vidros podem ser empilhados, em uma altura máxima de 15 metros, com quatro pontos de apoio entre cada vidro, e o tempo mínimo para a secagem é de 48 horas. O vidro em processo de colagem deve ser armazenado em local seco, posicionado de forma que não haja contato com o perfil, evitando assim alteração da regulagem.

6-De acordo com a norma técnica NBR 16.259 na fixação do U de regulagem superior e inferior na alvenaria,   o espaçamento entre os parafusos do U de regulagem deve ser de no máximo 500mm no caso da sacada ser reta, sendo que na zona de recolhimento dos painéis a  distância dos parafusos deve ser de no máximo 70mm. Em sacadas curvas o espaçamento entre os perfis do U de regulagem deve obedecer à seguinte regra: 1 parafuso a cada 50mm de emenda do perfil. Quando o U de regulagem for maior que 500mm seguir a orientação da sacada reta.

7-O corte dos perfis precisa considerar 2mm a menos que a largura do vão e ao cortar o U de regulagem 2mm a menos que a altura do vão. No dreno do trilho inferior recomenda-se fazer o furo de dreno com broca de aço rápido de 6mm (¼) a cada 500mm na base do trilho inferior para drenagem da água. No dreno do U de regulagem fazer o furo de dreno com broca de aço rápido de 6mm (¼) a cada 2mm na parede externa do U de regulagem. Lembre-se de verificar o desnível da pedra para ver se é preciso aumentar a quantidade de furos em um determinado ponto.

8-Na furação para no U de regulagem superior e inferior o cuidado é ainda maior. Colocar os parafusos de aço inox de 70mm em 70mm até ultrapassar o recorte. Após o recorte os parafusos podem ser de 500mm em 500mm. Lembre-se que é nesse U que se concentra a maior sobrecarga de vidro quando os vidros estão abertos. O furo de dreno é somente no U inferior, mas a aplicação do silicone é feita nos dois.

 

9-Antes de iniciar a instalação, é importante limpar os vidros com álcool isopropílico para não ter problemas de colagem. Atente-se para a colocação dos vidros no esquadro, pois se estiverem fora dificultam a instalação. Defina o lado do vidro e pressione bem para tirar as bolhas de ar. Antes cole também na parte inferior e superior do vidro, pois desta maneira o perfil leito quando colado no vidro irá segurar a ponta da escova, evitando que a mesma descole.

10-A área de aplicação do adesivo deve obedecer a orientação do fabricante com relação às cargas suportadas por quantidade de adesivo aplicada, de acordo com a ABNT NBR 15.737. Deve-se ainda obedecer o tempo de cura do adesivo estipulado pela fabricante. A fixação mecânica deve ser feita com parafusos inoxidáveis e os parafusos devem ser aplicados entre o alumínio e a alvenaria e alumínio e alumínio. Eles devem ser adequados em relação a sua espessura e comprimento para alcançarem a viga de concreto e o furo da viga ser compatível com este comprimento.

11-Caso não houver possibilidade de acesso às informações dos cálculos estruturais, o responsável pelo projeto deve seguir os parâmetros da ABNT NBR 6120, descrita na NBR 9607. Deve-se levar em consideração que o ponto crítico de carga é a área de recolhimento dos painéis quando o sistema encontra-se aberto. Recomenda-se que a empresa contratada para o fornecimento do envidraçamento  de sacada disponibilize para o contratante a documentação de responsabilidade técnica do projeto e execução do sistema, devidamente registrado em órgão competente.

As orientações citadas são da Norma ABNT NBR 16.259 - Envidraçamento de Sacadas e da Lead Escola de Negócios - Curso para Vidraceiros.

Quer fazer o curso com a gente? Conheça mais sobre o curso e faça já a sua matrícula! https://bit.ly/2MvqZUj

Fonte: Vidro Impresso

Compartilhe:


Leia Também:














































(11) 3856-0800

(11) 95022-6469

Entre em contato conosco e conheça todos os nossos cursos para vidraceiros, datas, valores de investimento e conteúdo programático de cada módulo.

Siga-nos!